Ranchos de pesca de Bombinhas iniciam provas da oitava edição da gincana cultural do Saragaço

  • BOMBINHAS -
  • 17/06/2024
  • 13618 Visualizações
img

Nove ranchos de pesca da tainha participam da competição do projeto que tem o objetivo de valorizar a cultura local, preservar as tradições e salvaguardar a memória, além de fomentar atividades culturais e promover a economia criativa_


 


No último fim de semana, os pescadores de nove ranchos de tainha de Bombinhas deram uma pequena pausa na correria da pesca para participar das primeiras provas da gincana do Saragaço. As provas seguem pelos próximos finais de semana e culminam no evento oficial, que ocorre nos dias 12, 13 e 14 de julho, na Praia de Bombinhas, onde serão conhecidos os ranchos vencedores da competição. Esta é a oitava edição do projeto, importante celebração da temporada de pesca artesanal, que visa salvaguardar a memória e a tradição locais, valorizando a prática ancestral da pesca da tainha e a comunidade mantenedora desta manifestação cultural vibrante.


 


As provas carregam consigo um pouco da memória afetiva da comunidade tradicional bombinense, trazendo adaptações de elementos da pesca e releituras das brincadeiras que muitas dessas pessoas curtiram durante a infância. Além das provas nos ranchos, o Saragaço promove outras etapas da gincana cultural em uma festa junina, que acontece no dia 28 de junho (sexta-feira), na Escola Básica Municipal Dilma Mafra, e nos dias do evento principal, incluindo uma corrida de canoas de um pau só com percurso de dez quilômetros.


 


Destaque também para a prova Mestre Chefe, competição de culinária típica em que a tainha é a base de pratos elaborados por representantes de cada um dos nove ranchos participantes. Esta é a segunda edição da prova que, no ano passado, teve resultado surpreendente, com receitas dignas da alta gastronomia, promovendo uma ligação entre a manutenção da tradição e as possibilidades de fomento da economia e do turismo em torno do pescado.


 


Um dos líderes do projeto, Adauto Saturnino Januário exalta sua importância para a salvaguarda de uma prática centenária e para a autoimagem da comunidade tradicional. “O Saragaço já estabeleceu uma nova forma de a comunidade e os ranchos enxergarem a pesca da tainha. Cada rancho incorporou muita gente para as suas equipes, promovendo uma integração significativa entre essas pessoas. A visibilidade que o projeto trouxe para a cultura e a ancestralidade de Bombinhas é uma coisa fantástica, unindo memórias afetivas, turismo e economia”, afirma.


 


O Saragaço é uma iniciativa da Associação Saragaço da Comunidade Tradicional de Bombinhas, com patrocínio da Prefeitura de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas por meio do Edital Mestra Elza e empresas locais apoiadoras.


 


Tudo o que acontece no Saragaço pode ser conferido pelo site www.saragacobombinhas.com.br, pelo canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/@saragacobombinhas) e pelas redes sociais em @saragacobombinhas.


 


Foto: Cristian Cruz.



Parceiros