Sessão gratuita de cinema em Bombinhas exibe três filmes neste domingo

  • BOMBINHAS -
  • 28/05/2024
  • 13278 Visualizações
img

Projeto Cinema no Bairro vai realizar uma mostra de três curtas-metragens para a comunidade do bairro José Amândio


Entre as diversas frentes de atuação da Tramela Produções, de Bombinhas, certamente o fortalecimento da cena do cinema na região tem lugar de destaque. Tanto na produção audiovisual quanto no estímulo ao consumo de obras cinematográficas pelo público. Neste domingo (2), a produtora realiza mais uma importante ação neste sentido através do projeto Cinema no Bairro, que promove a exibição de três curtas-metragens no importante Espaço Cultural Engenho do Miminho, no bairro José Amândio. A sessão é totalmente gratuita, com início a partir das 18h e classificação livre.


 


A proposta é oferecer à comunidade do bairro, onde há pouco acesso a equipamentos e serviços artístico-culturais, a oportunidade de vivenciar uma experiência de fruição artística. Integram a programação os filmes Leréu do Sertão e Vidas de Engenho, produzidos pela própria Tramela Produções, e Rasga Mortalha, filme paraibano. 


 


Leréu do Sertão é um filme dirigido por Santiago José Asef e Marcos Aurino Pinheiro, um trabalho de pesquisa que registra a memória rural de Bombinhas através de relatos da manifestação do leréu, um folguedo popular regional quase perdido no tempo. Vidas de Engenho, dirigido por Aline Lúcia Vieira, é um registro sobre a importância da história, da memória, da resistência e da poesia da cultura dos engenhos de farinha em Bombinhas. Já o curta Rasga Mortalha tem direção de Pattrícia de Aquino, de São Domingos do Cariri, na Paraíba, e conta a história de seu Arlindo, um senhor que vive no interior do Brasil e que passa a ouvir os rumores da vizinhança e os barulhos da coruja agourenta.


 


Responsável pela Tramela Produções, a produtora cultural e multiartista Aline Lúcia Vieira fala sobre a ideia do intercâmbio entre a produção audiovisual local e do Nordeste. “A ideia de exibir filmes sobre a cultura de Bombinhas e a cultura nordestina é trazer a integração entre esses dois lugares e suas culturas. O bairro José Amândio tem muitos moradores vindos do Nordeste e também é local de famílias da comunidade tradicional de Bombinhas que ainda mantêm vivas as tradições da cultura da cidade”, explica.


 


O projeto Cinema no Bairro é uma iniciativa da Tramela Produções, realizado com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Cultura por meio da Lei Paulo Gustavo - Edital Audiovisual, sob co-realização da Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Fundação Municipal de Cultura. 


 


Serviço:


O quê: Cinema no Bairro - exibição dos filmes Leréu do Sertão, Rasga Mortalha e Vidas de Engenho;


Quando: 2 de junho (domingo), a partir das 18h;


Onde: Espaço Cultural Engenho do Miminho - Final da Rua Hiena, José Amândio - Bombinhas (SC);


Quanto: Gratuito;


Classificação: Livre.



Parceiros