Audiência Pública debate direitos da pessoa idosa nesta quarta-feira (06) em Itapema

  • ITAPEMA -
  • 05/12/2023
  • 1718 Visualizações
img

A Prefeitura de Itapema, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e diversas entidades do município realizam nesta quarta-feira em Itapema a audiência pública “Pelo direito de envelhecer com direitos”, a partir das 15h, na Sede Regional da Sicredi Vale Litoral SC. O evento discutirá políticas públicas e ações específicas para a qualidade de vida e cidadania da população que representa 15% dos catarinenses.


 


O Instituto Araxá, organização apoiadora da audiência pública e que realizou a última Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Itapema em 2019, apresentará os encaminhamentos e propostas realizados na época, além de revisar as prioridades em conjunto e prestar contas com participantes e autoridades sobre os avanços neste período.


 


De acordo com o IBGE, o número de pessoas idosas no país cresceu quase 60% nos últimos 12 anos e a previsão é de que em 2030 o Brasil tenha a quinta população mais idosa no mundo. Nos últimos dois anos, o número de trabalhadores com mais de 70 anos cresceu 20% e o empreendedorismo também dobrou na terceira idade desde 2019. 


 


Somente no primeiro semestre de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias de violência contra pessoas maiores de 60 anos, entre agressões físicas, psicológicas, exploração ou negligência. O Estatuto da Pessoa Idosa foi criado há exatos 20 anos e o objetivo da audiência, aberta à comunidade, é agir pela garantia de todos os direitos.


 


O evento é organizado em parceria com o Instituto Araxá, Associação Geramor, Associação dos Aposentados de Itapema (APIT), Associação dos Idosos do Bairro Morretes de Itapema (AIMOR), Rede Feminina de Combate ao Câncer e Sicredi.


 


SERVIÇO: Audiência Pública “Pelo direito de envelhecer com direitos”


QUANDO: 06 de dezembro - 15h às 18h


LOCAL: Sede Regional Sicredi (Rua 452, número 81)



Parceiros