Itapema discute nesta quarta transporte coletivo gratuito

  • ITAPEMA -
  • 07/11/2023
  • 15250 Visualizações
img

A população de Itapema pode participar nesta quarta, 08/11, da Audiência Pública que coloca em debate o sistema de transporte coletivo gratuito no município. A reunião entre o poder público e a cidade acontece no plenário da Câmara de Itapema, às 19h, e foi uma reivindicação do vereador Huan Back (PSD).


 


O programa "Tarifa Zero" busca acabar com a cobrança de passagem nos ônibus coletivos municipais, e já é realidade em diversas cidades brasileiras, asim como as catarinenses Imbituba, Garopaba e Balneário Camboriú. Em Florianópolis, a iniciativa está em fase de implantação e o vereador Afrânio Broppé (PSOL) participa da audiência, apresentando o projeto de implantação na capital. 


 


O vereador de Imbituba, Jean Ricardo,  autor do projeto no município, vem apresentar os resultados já sentidos por lá, onde o sistema foi implantado em março deste ano.  


 


Segundo Huan Back, de Itapema,  objetivo da audiência é discutir as vantagens e desvantagens do sistema gratuito, bem como trocar experiências com outros municípios.


 


*Representante do governo federal*


 


O transporte coletivo gratuito à população, também está em discussão na Câmara Federal, onde tramita uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem como objetivo tornar o transporte coletivo um direito fundamental, criando um sistema de financiamento que funcione semelhante ao SUS. 


 


Representando o governo federal na discussão em Itapema, estará presente o Coordenador regional sul da Embratur, Luciano Boico, que vem contribuir com o debate e trazer os projetos do governo federal nesse sentido. 


 


*Praiana vai participar*


 


A audiência tem caráter consultivo, e busca saber a opinião da população sobre a iniciativa. A concessionária do transporte coletivo, Viação Praiana, assim como representantes do Executivo, participam do debate.


 


A audiência pública é o momento do cidadão participar, registrar sua opinião, contribuir com ideias para a cidade. 


 


????AUDIÊNCIA PÚBLICA: TARIFA ZERO EM ITAPEMA


Dia 08/11 às 19h


Plenário da Câmara Municipal



Parceiros