Mais de 14 mil estudantes iniciam o ano letivo na rede municipal de Itapema nesta segunda-feira

  • ITAPEMA -
  • 09/02/2026
  • 2551 Visualizações
Compartilhar
img

Os corredores, salas de aula e pátios das unidades escolares de Itapema voltaram a ganhar vida com o início do ano letivo de 2026. Nesta segunda-feira (09), a Secretaria Municipal de Educação iniciou as aulas para mais de 14 mil estudantes, matriculados nos turnos matutino, vespertino e noturno, em 32 unidades educacionais da rede municipal, que atendem a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (CEMEJA).


 


Durante o recesso escolar, foram realizadas importantes ações de manutenção e melhoria na infraestrutura das unidades da rede municipal de ensino. As intervenções foram planejadas para atender estudantes, professores e demais profissionais da educação, reforçando o compromisso com ambientes adequados ao desenvolvimento das atividades pedagógicas.


 


Entre os serviços executados, destaca-se a manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos de ar-condicionado em todas as unidades, garantindo o funcionamento dos equipamentos e proporcionando espaços mais confortáveis e climatizados. Em unidades que apresentavam necessidade de ampliação ou substituição, novos aparelhos foram instalados. 


 


A melhoria dos espaços de convivência e lazer também recebeu atenção, com a instalação de novos parques infantis nas unidades EMEB Bento Eloi Garcia e EMETI Maria Inêz de Oliveira. Os novos equipamentos ampliam as possibilidades de brincadeiras, incentivam a socialização e favorecem o desenvolvimento físico, motor e social das crianças, em ambientes seguros e adequados.


 


Como parte das ações de preparação para o retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação realizou a vistoria dos ônibus do transporte escolar. Durante as inspeções, foram avaliados itens como sinalização, cintos de segurança, condições dos bancos e o estado mecânico geral dos veículos, assegurando que todos atendam às normas exigidas para o transporte seguro dos estudantes.


 


Complementando as medidas de cuidado com a saúde, as escolas municipais receberam a aplicação do tratamento perifocal, conduzido pelos agentes de combate às endemias. A ação integra as estratégias preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, por meio da Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), técnica que consiste na aplicação de inseticida nas paredes internas e externas de prédios públicos, em pontos estratégicos onde os mosquitos costumam repousar, contribuindo para a redução do número de infecções.


 


“Estamos muito felizes em receber nossos alunos, professores e equipes para mais um ano letivo. Que 2026 seja um período de muito aprendizado, crescimento e novas conquistas. Vamos fazer história juntos, com diálogo, cuidado e compromisso com a educação de Itapema”, destacou o secretário de Educação, Valdir Nesi Filho.


 


*Creches de Verão garantiram cuidado e acolhimento durante o recesso escolar*


 


Durante o mês de janeiro, a Secretaria realizou o Atendimento Creche de Verão, garantindo acolhimento, cuidado e educação às crianças da Educação Infantil durante as férias escolares. 


 


O atendimento teve como objetivo assegurar um espaço seguro, educativo e acolhedor para as crianças, garantindo a continuidade do cuidado, da alimentação adequada e do desenvolvimento infantil, compromisso plenamente cumprido ao longo do período.


 


Os atendimentos foram realizados em Centros Municipais de Educação Infantil de referência, que permaneceram em funcionamento com organização específica e equipes preparadas para atender às demandas do período. Participaram do Atendimento os CMEIs Ilhota, Abelhinha Feliz, Clube do Mickey, Odete Rebelo Bertemes, Caminhos do Saber, Branca de Neve e Huga Souza Saragoça, garantindo ambientes seguros, acolhedores e adequados ao desenvolvimento integral das crianças.


 


Ao longo do atendimento, as crianças participaram de uma programação diversificada, voltada ao bem-estar físico, emocional e social, com atividades recreativas e brincadeiras dirigidas, oficinas lúdicas, artísticas e sensoriais, contação de histórias, jogos educativos, atividades ao ar livre e estímulo à socialização, autonomia e criatividade.


Todo o atendimento contou com profissionais capacitados, organização adequada dos espaços e acompanhamento constante, assegurando atenção, respeito e cuidado em todos os momentos.



Parceiros