Hospital Santa Isabel se aproxima da marca de 3500 transplantes realizados em Blumenau

img

Instituição celebra Dia Nacional da Doação de Órgãos com agradecimento às famílias doadoras


Desde 1980, quando o Hospital Santa Isabel realizou o primeiro transplante de órgãos – um procedimento renal, já são aproximadamente 3490 cirurgias do tipo na instituição.


 


O avanço das técnicas da medicina e a organização de entidades como a SC Transplantes, criada e credenciada em 1999, contribuiu para o fortalecimento e crescimento do serviço no Vale do Itajaí. O HSI é reconhecido como uma das instituições que mais realiza transplantes de órgãos no Brasil, e todos são totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


 


A doação acontece mediante a autorização da família de um paciente que teve a morte encefálica diagnosticada. No Brasil, a média de recusa pela doação é de 40%. Em Santa Catarina, a porcentagem cai para 27 e Blumenau se mantém abaixo dessa média, com 17% de recusa dos familiares. Esses dados são possíveis graças à solidariedade das famílias que, mesmo neste momento de pandemia, com visitas restritas ao paciente, mantiveram o coração aberto para a doação de órgãos.


 


É esse sim que salva vidas! Num ano de tantas tragédias, nos resta agradecer aos que abriram o coração e permitiram que os órgãos de seus entes queridos fossem doados. Essa é uma oportunidade de salvar vidas, já que um doador pode beneficiar várias pessoas, dando aos pacientes da fila de espera a oportunidade de casar e formar uma família, ou ver os netos crescerem, dando novas chances de vida.


 


Todos os anos, próximo ao Dia Nacional da Doação de Órgãos – 27 de setembro, o Hospital Santa Isabel realiza ações de conscientização sobre a importância de dizer sim quando a equipe apresenta à família a possibilidade de doação de órgãos. Este ano, porém, por conta da necessidade de manter o distanciamento social, o HSI optou por realizar ações singelas de conscientização e agradecimento. Em 2020, não podemos realizar ações de conscientização que aglomerem de pessoas, mas continuamos entregando o melhor de nós para salvar vidas, graças à solidariedade das famílias.


 


Ambulatório de Transplantes


 


No Hospital Santa Isabel, o Ambulatório de Transplantes atende dezenas de pacientes diariamente, que vêm até a instituição para consultas pré e pós-transplante. “Nesse período (de pandemia), demos orientações por telefone e e-mail para pacientes estáveis, e mantivemos apenas as consultas daqueles que realizaram transplante há menos de 6 meses, devido ao maior risco de complicações”, explica a Dra. Maira Silva de Godoy, chefe dos transplantes hepáticos do HSI.


 


Os pacientes contam com acompanhamento do Setor de Psicologia. O trabalho é baseado no acolhimento, avaliação, preparo e enfrentamento emocional desde quando ele entra na fila de transplante, até o dia em que recebe alta hospitalar, e continua durante o pós-transplante de acordo com a necessidade do paciente. “Primeiro, fazemos a entrevista com a equipe multidisciplinar, em que o paciente e os familiares recebem avaliações, orientações e conhecem toda a equipe. Os receios são muito diferenciados, mas um grande medo de quem espera na fila é de que, com a pandemia, a espera seja prolongada”, explica a psicóloga Jaqueline Franzmann Zachow, da Equipe Multidisciplinar do Ambulatório de Transplantes do HSI.


 


Retrospectiva


 


1980 – Equipes de Nefrologia e Urologia do Hospital Santa Isabel realizam o primeiro transplante da instituição: rim.


 


Até 1999 – Após o sucesso do primeiro transplante, as equipes se aperfeiçoaram e realizaram 87 procedimentos.


 


2000 – Início do serviço de transplante de córnea e coração.


 


2002 – Início do serviço de transplante de fígado.


 


2005 – Início do serviço de transplante de pâncreas e pâncreas-rim conjugado.


 


2007 – O Hospital Santa Isabel bate recorde interno com 74 transplantes de fígado realizados (o recorde anterior era de 44 procedimentos).


 


2010 – HSI recebe o Troféu Rui Braga por ter sido o segundo principal hospital de transplantes de fígado do Brasil.


 


2011 – O trabalho de reabilitação com pacientes de transplante de fígado é apresentado numa Confederação Mundial de Fisioterapia em Amsterdã.


 


2012 – Celebrada a marca de 500 transplantes de fígado realizados.


 


2015 – Celebrada a realização do milésimo transplante renal.


 


2016 – Celebração do milésimo transplante de fígado e reconhecimento como hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado no Brasil.


 


2017 – Eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina.


 


2018 – Hospital Santa Isabel realiza o maior número de transplantes de órgãos de sua história: 333 procedimentos.


 


2019 – Reconhecido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina como o hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos no estado.


 


 


Fonte: HSI



Parceiros