Eleitor com deficiência visual vai ouvir o nome do candidato ao votar

  • BRASIL -
  • 08/09/2020
  • 12207 Visualizações
img

Em 2020, a experiência de votar nas eleições municipais poderá ser mais completa e tranquila para muitos eleitores. Uma nova tecnologia implantada pelo Tribunal Superior Eleitoral vai permitir que pessoas com deficiência visual ouçam o nome do candidato, após digitar o número na urna eletrônica.



O recurso utilizado é a sintetização de voz, que transforma texto em som, como se a máquina estivesse lendo o conteúdo de um documento.



Em outras eleições, a urna já emitia o som de mensagens pré gravadas em estúdio, indicando o cargo para o qual o eleitor estava votando, além de instruções sobre as teclas. Mas por serem previamente gravadas em estúdio e num pleito em que concorrem milhares de candidatos, com substituições ao longo do processo, o sistema ficou inviável.


Para utilizar a novidade, o eleitor precisa informar o mesário sobre a deficiência visual, para que o recurso seja habilitado. O eleitor vai receber fones de ouvido, necessários para garantir o sigilo do voto; e enquanto a votação não for iniciada, poderá fazer a regulagem do áudio, sendo permitido aumentar ou diminuir o volume.


A sintetização de voz implementada para as próximas eleições foi feita em software livre e foi criada em quatro meses.



Parceiros