Ministro paraguaio confirma reunião para reabertura da fronteira

  • BRASIL -
  • 05/08/2020
  • 15369 Visualizações
img

O Ministro do Interior do Paraguai, Euclides de Acevedo, confirmou uma reunião com o prefeito de Foz Chico Brasileiro para discutir a reabertura da Ponte Internacional da Amizade. Porém, o Ministro ressaltou que, por pelo menos mais duas semanas, a fronteira entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu seguirá fechada de forma restrita.


“De momento, as fronteiras continuarão fechadas por mais duas semanas, de maneira muito restrita. Depois vamos tratar de aplicar o que foi nos sugerido pelo governador de Alto Paraná e o prefeito de Ciudad del Este, que é de nos reunir com o prefeito de Foz do Iguaçu. Vamos estabelecer uma política comum, em matéria sanitária, e em matéria de transferência de mercadorias e de pessoas” disse ele.


O Ministro salienta também que o controle da fronteira terá de ser integrado e precisará de apoio das forças armadas e da polícia. “O controle precisa ser integrado, quem controla as fronteiras são as forças armadas. O que nós queremos é que todos atuem de forma integrada” argumentou.


A reunião com os representantes do governo paraguaio já foi confirmada pelo prefeito Chico Brasileiro. De acordo com o prefeito, o objetivo é propor ao Paraguai um sistema de segurança sanitária integrado, incluindo atendimento hospitalar em Foz do Iguaçu aos paraguaios, para ser possível reativar a economia na fronteira.


 



Parceiros