Instalado o Sistema de Controle em Operações em Camboriú para avaliar desastres

  • CAMBORIÚ -
  • 10/02/2020
  • 17324 Visualizações
img

 









1ª Reunião contou com a presença do coordernador regional da Defesa Civil do Estado de SC e do ex-coordenador da Defesa Civil Nacional

 
A Prefeitura de Camboriú instalou o Sistema de Controle de Operações (SCO), na sede da Defesa Civil. A primeira reunião foi realizada nesta segunda-feria, dia 10,  reunindo todas as Secretarias para um levantamento das áreas afetadas e avaliar o nível dos estragos e prejuízos provocados pelas fortes chuvas dos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil Estadual, sete municípios, dos 11, da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) foram afetados. A reunião do SCO contou com a presença do coordernador regional da Defesa Civil do Estado de SC e do ex-coordenador da Defesa Civil Nacional, Hampel Vieira, que também foi secretário adjunto da Defesa Civil Estadual, trazendo sua experiência para o grupo.
 
Os secretários estão levando informações oficias para o SCO que servirão para alimentar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2 iD). Esses dados são repassados automaticamente para as Defesas Civil Estadual e Nacional. “Essas informações corroboram a necessidade de decretar a situação de emergência. Já temos subsídios para assinar o decreto, só estamos avaliando o nível dos estragos”, declara o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano Olegário. O Decreto pode ser assinado a qualquer momento.
 
Cerca de 15 pontos de deslizamentos e deslocamento de massa foram mapeados. A Secretaria de Obras, juntamente com a Defesa Civil, avaliam o nível dos deslizamentos que vão de 1 a 3, dependendo dos danos. “Com o solo encharcado é normal que haja desmoronamentos em áreas de encostas, barrancos e na beira de estradas, especialmente no interior. Nossa preocupação maior é com aqueles que podem atingir as casas.  A maioria dos deslizamentos registrados foi de pequeno porte e já estamos trabalhando para amenizar o problema”, ressalta o secretário de Obras, Alexandre Silveira. No domingo a Estrada Geral Caetés precisou ser interditada, mas já foi liberada. Permanece interditada apenas uma via, a rua Rio Pardo, no Rio Pequeno.
 
“É importante ressaltar que não tivemos nenhum incidente mais grave e não tem ninguém desabrigado. Nossa prioridade são as pessoas, mas ao mesmo tempo já trabalhamos desde quinta-feira, dia 6, na recuperação da cidade”, comenta o prefeito Elcio Rogério Kuhnen.
 
Previsão do tempo
 
Durante a reunião do SCO o coordenador regional da Defesa Civil do estado, Daniel Bazanella Cardoso,  apontou que a maior preocupação no momento é o volume de chuva previsto para quinta-feria, dia 13. “O solo está encharcado, o nível do rio está acima do normal e com a previsão que temos para essa semana precisamos ficar alertas para tentar minimizar os estragos e dar um tempo de reposta rápida”, destaca Bazanella.



Parceiros