Deputado destina verba para laboratório criativo em Itapema

  • ITAPEMA -
  • 27/01/2020
  • 17154 Visualizações

O Deputado Federal Rodrigo Coelho anunciou a destinação de R$ 600 mil para a instalação de dois Espaços 4.0 em Santa Catarina: um no município de Garuva e outro em Itapema. Cada laboratório tecnológico custará R$ 300 mil e será fruto de emenda parlamentar que será paga ainda em 2020. 


 


Desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), o programa prevê a instalação de containers com foco na capacitação profissional de jovens. Os espaços serão climatizados e contarão com tecnologia de ponta, com computadores, tablets, notebooks e impressoras 3D. 


 


Para Rodrigo Coelho, ter um Espaço 4.0 vai contribuir de forma significativa no futuro dos jovens. “Não tenho dúvidas de quão grande será o benefício para quem usufruir desses laboratórios. Nós já vivemos em um mundo tecnológico, mas que não tem uma capacitação adequada. Esse recurso que destinei é justamente para isso, para que os nossos jovens estudem, treinem e pratiquem novas habilidades. Consequentemente, teremos até uma redução da taxa de desemprego”, explica o Deputado.


 


Para desenvolver o Espaço 4.0, a SNJ se baseou na 4° Revolução Industrial e levou em consideração os desafios e oportunidades através da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades. Inspirados nos FabLabs (oficinas de produção criativa e digital) e desenvolvidos pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Espaços 4.0 serão produzidos protótipos e soluções para problemas levantados pela indústria e pela comunidade.



Parceiros