Porto de Itajaí registra crescimento histórico nos últimos três anos

  • ITAJAÍ -
  • 10/01/2020
  • 21217 Visualizações
img

Balanço mais que positivo para as atividades do Porto de Itajaí. Em 2019, o terminal registrou um aumento significativo na movimentação geral de cargas, atracações e movimentação histórica de contêineres. Outra boa notícia está nos números acumulados dos últimos três anos, que registraram o aumento de 150% na movimentação de contêineres.


Ao longo do ano de 2019, foram movimentadas no complexo portuário 5,4 milhões de toneladas, que representam um aumento de 23% em relação ao ano anterior. No número de atracações, o crescimento foi de 19%, enquanto de contêineres movimentados, 23%. Este último triênio também foi histórico para o Porto na movimentação de cargas, com aumento de 164%, e crescimento de 108% nas atracações.


Para o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o bom momento da atividade portuária no município é motivo de alegria, satisfação e de reconhecimento a todos os que diariamente trabalham no setor. “São três anos consecutivos de absoluto sucesso. Nós assumimos em janeiro de 2017, com apenas um berço funcionando integralmente. Mas conseguimos colocar em funcionamento o segundo, o terceiro e o quarto berço, que estavam aguardando a mais de uma década por sua recuperação”, pontua o gestor.


No ano passado, outro destaque no Porto de Itajaí foram as operações no sistema roll on - roll off, que registraram o total de 18 atracações de navios com desembarque de 21.261 veículos da montadora General Motors (GM). Ao todo, o desembarque de veículos nesse tipo de operação já ultrapassa a marca de 36 mil unidades.


“Terminar o ano de 2019 com resultados positivos e esse aumento na movimentação de cargas é muito significativo. Mais significativo ainda é o número que atingimos no acumulado com 1,2 milhão de contêineres no ano, recorde para o nosso complexo, que é o segundo do país nesse tipo de cargas”, destaca Marcelo Werner Salles, superintendente do Porto de Itajaí. “E este crescimento de 150% no triênio é realmente fantástico, pois mostra todo o trabalho feito, o fruto do que temos semeamos”, acrescenta.


Para o superintendente, são boas as perspectivas para este novo ano que se inicia, quando o Porto de Itajaí almeja novos recordes em todas as suas atividades. “Conquistamos as profundidades mercadológicas de dragagem e a conclusão da nova Bacia de Evolução. Já nos próximos dias vamos iniciar os primeiros testes nessas profundidades, que nos permitirão um novo cenário de crescimento”, comenta Salles.  



Parceiros