Campanha Rio Camboriú Sem Plástico recolhe mais de 800 mil itens

  • CAMBORIÚ -
  • 29/06/2019
  • 36568 Visualizações
img

Turma do Colégio Visão levou o título de campeã. As escolas municipais Profº Artur Sichmann e Caic Jovem Ailor Lotério ficaram em 2º e 6º lugar, respectivamente

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fucam) e Secretaria de Educação, e a concessionária Águas de Camboriú divulgaram nesta sexta-feira, dia 28, o resultado final da campanha Rio Camboriú Sem Plástico. Em 35 dias, foram recolhidos 884.536 itens plásticos. A turma 3B do Colégio Visão arrecadou 80.823 itens e consagrou-se campeã. Os alunos foram premiados com troféu e um dia no parque Beto Carrero World.

Segundo a professora responsável pela turma, Vanessa Bueno, o colégio já trabalha projetos de reciclagem e sustentabilidade há anos. “Os alunos se engajaram, os pais abraçaram a causa. Sempre deixamos claro que o que importava não era o prêmio, mas sim a causa, que reflete significativamente no futuro da comunidade”, explica.

A turma 33 da escola municipal Profº Artur Sichmann ficou com a 2ª colocação, após ter recolhido 77.058 itens. Eles também foram premiados com um passeio no parque Beto Carrero World, cedido pelo Congresso de Gideões. A turma 3A do Colégio Recriarte ficou com o 3º lugar – 76.223 itens – e ganhou um passeio ao Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras.

“As crianças mostraram à comunidade uma lição de civismo, graças à essa mobilização. Nós, da Águas de Camboriú, somos responsáveis pelo tratamento de água e esgoto e faremos investimentos para que a cidade se desenvolva, sempre focando nos cuidados com a natureza”, pontua o presidente da concessionária, Carlos Roma Junior.

A campanha Rio Camboriú Sem Plástico mobilizou mais de 1.300 alunos de 47 turmas do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e particulares de Camboriú. “Iniciativas como essa são importantes para o atual momento da sociedade. As crianças são capazes de sensibilizar os pais, familiares e vizinhos sobre a necessidade de cuidarmos do meio ambiente”, compartilha a secretária de Educação, Alecxandra Maria Vitorassi.

A turma 3A do Colégio Visão ficou com o 4º lugar e terá uma visita ao Projeto Tamar, em Florianópolis. A turma 3C do Colégio Visão ficou com a 5ª colocação e ganhou uma visita para as cavernas de Botuverá. O Caic Jovem Ailor Lotério também fez bonito na mobilização. Os alunos da turma 31 ficaram com o 6º e terão direito a um dia no Parque Natural da Atalaia, em Itajaí.

Todo o material arrecadado será destinado a associações de reciclagem do município. “Medidas pequenas contribuem para o meio ambiente, assim como quem trabalha com reciclagem”, aponta a presidente da Fucam, Liara Padilha Rotta Schetinger. “Espero que os alunos saiam daqui sensibilizados sobre como as nossas atitudes refletem na sociedade”.

Algumas escolas, a partir da campanha já sinalizaram que darão continuidade no projeto e irão aprimorar iniciativas pontuais em prol do meio ambiente.

Mares limpos

A Campanha Rio Camboriú Sem Plástico integra as ações da campanha Mares Limpos, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O município, assim como as outras cidades que integram a Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), aderiram a causa em junho de 2018. “Todo cuidado com o meio ambiente é pouco. Tanto a campanha municipal quanto a adesão ao tratado internacional sinalizam a preocupação do Poder Público com a causa”, comenta o prefeito Elcio Rogério Kuhnen.



Parceiros