Produtora de Itajaí lança série original com ícones da música brasileira

img

Exibida no canal Music Box Brazil, “Origens" retrata a trajetória artística do maestro e arranjador Jota Moraes

Na quinta-feira, 07 de fevereiro, o canal de TV por assinatura Music Box Brazil exibe o primeiro episódio da série “Origens”. Com a direção de Marcelo Cássio, a série de 13 episódios é uma produção original da Café Maestro Produções (Itajaí - SC), relatando a trajetória do maestro e arranjador paulista Jota Moraes e sua influência na construção da música popular brasileira.

Da MPB de Gonzaguinha ao pagode de Sorriso Maroto: desde a década de 70 até os dias de hoje é difícil achar quem nunca ouviu alguma canção que chegou ao topo das paradas musicais e que não tenha sido arranjada ou produzida por Jota Moraes. Conduzida pelo próprio homenageado, a série mescla o estilo documental com o musical e explora vasto depoimento de Jota Moraes e de diversos artistas, que relatam fatos peculiares da carreira, da pessoa e da importância de “Jotinha” na MPB.

“A série surgiu pela admiração que tenho por Jota Moraes e a necessidade de mostrar, para quem não é da área musical, quem é esse gênio e grande personagem da música brasileira, responsável pelo sucesso de muita gente e que, normalmente, fica apenas nos bastidores”, comenta o diretor Marcelo Cássio.

As cenas são intercaladas com imagens e vídeos pessoais que ilustram toda a carreira de Jota, iniciada na década de 60. Além disso, a série ainda apresenta performances inéditas do maestro ao lado de grandes artistas da música brasileira, dentre eles o sambista Alexandre Pires, que compareceu aos estúdios Café Maestro em Itajaí especialmente para a gravação, compartilhando com Jota momentos emocionantes.

Além de Alexandre Pires, a lista de participações inclui Djavan, Ed Motta, Michael Sullivan, Eliana Pittman, Rildo Hora, Péricles, Maria Rita, Leila Pinheiro, Arthur Maia, Tunai, Marcos Pontes, Mauricio Piassarollo, entre outros nomes. Os principais assuntos abordados na narrativa são o início de carreira no interior paulista, a influência e tradição familiar, bandas de baile, os primeiros trabalhos com artistas consagrados, o mercado de trilhas sonoras, o jingle de motel que virou sucesso nacional na voz de Maria Bethânia, a parceria com Gonzaguinha, a versatilidade e a revolução dos arranjos em vários estilos, produção de obras primas da música popular brasileira e turnês nacionais e internacionais.

“Origens" estreia no canal de TV por assinatura Music Box Brazil na quinta-feira, 07 de fevereiro, às 22h, com reprises aos domingos, às 22h30; e quartas-feiras, às 13h30. A obra audiovisual contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional de Cinema - ANCINE.

Sobre Jota Moraes

João do Amor Divino Moraes Pontes (Jota Moraes), é natural de Caçapava, interior do Estado de São Paulo. É também vibrafonista, pianista e tecladista, cujo início da carreira musical se deu aos 12 anos de idade como baterista de orquestra. Do início de carreira como músico de boates à consolidação como arranjador, já produziu artistas de estilos distintos, entre eles rock e pop, instrumental, samba e pagode, além de ter atuado para publicidade, teatro e televisão.

Sobre a Café Maestro Produções

A Café Maestro Produções desenvolve, desde 2009, diversos trabalhos na área de produção audiovisual e cultural. Nesse período, já produziu mais de uma centena títulos, entre álbuns musicais e audiovisuais, além de produções originais como De Show a Show com Yamandu Costa, Palco SC e Projeto Na Vera. Tamanha dedicação, fez com que a produtora recebesse o prêmio de Melhor Estúdio de Gravação e Mixagem em 2017 (Prêmio Profissionais da Música Pro Awards). A Café Maestro Produções é uma referência estadual na produção de áudio para TV e cinema, além de atuar em produções de espetáculos, festivais, oficinas, cursos e de oferecer serviços de consultoria, assessoria de comunicação e direção para eventos.

Sobre Marcelo Cássio

Marcelo Cássio é jornalista, graduado em música, produtor musical com especialização pela Berklee College of Music, membro da AES International (Audio Engineering Society) e membro votante da The Latin Recording Academy, organismo que confere o GRAMMY a artistas de toda a América Latina. É proprietário da Café Maestro Produções, já gravou, produziu e dirigiu dezenas de CDs, DVDs de artistas nacionais e internacionais alem de dirigir várias séries, programas para TV, documentários e espetáculos musicais.

SERVIÇO
Estreia da série ‘Origens com Jota Moraes’
Quando: 7 de fevereiro, às 22h
Canal: Music Box Brazil
Produção: Café Maestro Produções
Direção geral: Marcelo Cássio
Total de episódios: 13
Duração por episódio: 26 minutos
Novos episódios: quintas-feiras, às 22h
Reprises: domingos, às 22h30; e quartas-feiras, às 13h30
Classificação indicativa: Livre



Parceiros