Presidente do Sindisol faz apelo a deputado para mudanças na coletas do IMA

img

O presidente do Sindisol (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região), o empresário Isaac Pires, acompanhado da empresária Dirce Fisterol, que integra o Comtur e do empresário Joel Pires, entregou ao deputado eleito, Carlos Humberto Silva (PL) uma carta pedindo intervenção junto ao governo do Estado para mudar os períodos de coletas do IMA. 


No documento, um apelo para que ocorra a revisão na metodologia do Instituto do Meio Ambiente, especificamente no que tange as datas de coletas das amostras das praias do Litoral Catarinense. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (03). 


Na oportunidade, Isaac Pires, detalhou que as coletas feitas pós enxurradas, como ocorreu no início do mês de dezembro, prejudicam a imagem da cidade e o fluxo do turismo da Região, tendo em vista que os resultados são sempre impróprios devido as condições climáticas. “O Instituto do Meio Ambiente divulga dados que não condizem com o investimento da cidade em esgoto e que refletem as intempéries climáticas. Nossa cobertura de esgoto é de mais de 98%, e a imprensa nacional acaba publicizando que nossas praias são sujas. Uma contradição. Por conta dessas notícias, há inúmeros questionamentos e até mesmo alguns cancelamentos de reservas nos hotéis locais, prejudicando toda a cadeia produtiva que gira em torno do turismo”, disse Pires. 


A hoteleira Dirce Fisterol reiterou o pedido para que o Governo do Estado reveja essa questão e mude as datas de coletas, excluindo dias pós eventos climáticos. “Somos questionados o tempo inteiro sobre essa situação da qualidade da água e essa é uma questão que precisa ser discutida ainda nessa temporada”, argumentou.


O deputado eleito, Carlos Humberto, explicou que tem um projeto de sua autoria tramitando na Assembleia Legislativa, que prevê a suspensão de coleta de amostras da água após os dias de chuva. “Entendo a demanda da classe e essa é uma bandeira minha, por isso fiz um projeto em 2020, quando estive deputado por 60 dias. Mesmo assim, na próxima quinta-feira (05) estarei com o governador Jorginho e me comprometo em reforçar essa demanda pessoalmente”, disse o deputado.



Parceiros