Mulher aciona botão do pânico após facada e homem é preso pela PM

img

Uma mulher acionou a guarnição da Polícia Militar que deteve um homem que descumpria uma medida protetiva e desferiu uma facada nas costas. A vítima foi atendida após apertar o botão do pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão, na manhã desta segunda-feira, 19, em Florianópolis.


Na ocasião, a vítima informou os policiais que possui uma medida protetiva de urgência contra o ex-companheiro e, ao acionar um transporte por aplicativo para ir ao trabalho, enquanto a mulher entrava por uma porta o autor entrou pela outra porta do veículo e alterou o destino, indo parar no Morro da Cruz.


Ao saltar do veículo, a mulher correu em direção de uma obra, solicitou ajuda e acionou o botão do pânico, momento no qual o homem pegou uma faca e desferiu diversos golpes, atingindo-a pelo menos duas vezes nas costas.



Quando chegaram no local, os militares obtiveram as características do suspeito e conseguiram abordá-lo próximo do local com a arma do crime. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil, juntamente com a faca apreendida, para os procedimentos cabíveis.


A vítima recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo encaminhada ao hospital Celso Ramos pela equipe médica. A mulher vem sendo acompanhada pela Rede Catarina desde abril, tendo sido visitada na semana passada, e novamente hoje para os devidos encaminhamentos e segurança.


O botão do pânico é uma ferramenta dentro do aplicativo PMSC Cidadão, para vítimas de violência doméstica. A partir do seu acionamento, é gerado uma ocorrência para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que empenha a guarnição mais próxima disponível para atender fato.


Atualmente a PMSC atua com o programa Rede Catarina em 208 municípios, com 132 policiais envolvidos. Até julho de 2022, o programa realizou Patrulha Maria da Penha em 123 cidades, atendeu 27.821 ocorrências de violência doméstica, realizou 19.915 visitas preventivas realizadas, 572 prisões em flagrante por descumprimento de medida protetiva e atendeu 476 acionamentos do botão do pânico.



Parceiros