Polícia Militar planeja canal de comunicação para combater ocorrências nos canteiros de obras em Itapema e Região

  • ITAPEMA -
  • 14/09/2022
  • 6257 Visualizações
img

Polícia Militar planeja canal de comunicação para combater ocorrências nos canteiros de obras em Itapema e Região. 


A Indústria da Construção Civil movimenta Itapema e os canteiros de obra se espalham por toda a cidade. Itapema reúne um grande número de empreendimentos que estão em fase de execução e junto com toda essa expansão, o furto aos depósitos e almoxarifados das obras vem preocupando construtores e empreendedores do setor. 


O tema foi pauta da reunião mensal de associados do Sindicato da Construção Civil. O encontro realizado na última segunda feira, 12/09, contou com a presença do Vereador Léo Cordeiro, que é membro associado ao Sinduscone do Tenente Coronel Eder Jaciel, comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Itapema.  


O comandante do batalhão apresentou a Rede de Vizinhos, uma estratégia de comunicação para aumentar a vigilância nos bairros e facilitar a comunicação entre o cidadão e o policial. O sistema já foi implantado em cidades vizinhas, a exemplo de Bombinhas, e começou a operar em Itapema com a chegada do novo comandante. 


A estratégia do Ten. Coronel Eder é ampliar esse canal de troca de mensagens, permitindo uma comunicação direta entre construtores ou responsáveis pelos canteiros de obras e as equipes da Polícia Militar de Itapema. Isso auxiliaria na prevenção e no combate a esse tipo de crime. 


“Foi uma ótima reunião. Eu tenho 24 anos de serviço na Polícia Militar de Santa Catarina, grande parte deste período trabalhada na parte operacional. Agora, como Tenente Coronel, estou criando o setor de inteligência e fortalecendo os vínculos com a comunidade. Participar de reuniões como essa aproxima a polícia militar do cidadão de bem e são fundamentais para a implantação de soluções como a Rede de Vizinhos” – afirmou o Ten. Coronel Eder Jaciel. 


Em agosto deste ano (2022) o vereador Léo Cordeiro visitou o 31º Batalhão da PM e tratou do tema dos furtos a obras com o Tenente Coronel Eder Jaciel.  Léo conheceu a Rede Vizinhos e a ideia do comandante em criar um canal direto de comunicação com a Construção Civil de Itapema e Região 


“Naquele mesmo instante perguntei ao Tenente Coronel Eder se ele poderia apresentar a ideia em uma reunião com os associados da Construção Civil. E diante da confirmação, fiz um ofício ao Sinduscon que incluiu a participação na reunião seguinte.” – detalhou Léo Cordeiro.


A Rede de Vizinhos é uma estratégia da PM em Santa Catarina. Em Itapema, ela está em fase de implantação. “É muito importante a participação do cidadão, porque assim que a mensagem chega, é repassada para outros grupos que gerenciamos e isso facilita na busca e solução da ocorrência” – explicou o Comandante do 31º BPMSC. 


O que é a Rede de Vizinhos: 


A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação e se associarem, fortalecendo a cidadania ativa.


 


Veja como ingressar no programa Rede de Vizinhos:


Com o aplicativo PMSC Cidadão você tem acesso às redes preventivas como a Rede de Vizinhos. 


1)      Baixe o aplicativo PMSC Cidadão. Ele está disponível na Apple Store e no Google Play


2)      Abra o aplicativo e clique 2X em Rede de Vizinhos


3)      Abrindo o APP clique em Minha Rede de Vizinhos


4)      Selecione o Endereço em que você deseja participar ou cadastre o seu endereço, caso não haja uma rede ativa


5)      Clique em Solicitar Entrada 


6)      PRONTO!


7)      Seu cadastro passará por aprovação. É só aguardar um whatsapp com mais detalhes que será enviado por uma rede certificada da PMSC.


 



Parceiros