Tabagismo: um hábito que potencializa as doenças da visão

  • MUNDO -
  • 13/09/2022
  • 10677 Visualizações
img

Algumas das complicações oculares causadas pelo cigarro são a catarata, a degeneração macular relacionada à idade, a síndrome do olho seco e as alergias.


 


O hábito de fumar, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável pela morte de mais de sete milhões de pessoas por ano. Dele decorrem doenças respiratórias, circulatórias, cardíacas e também ligadas aos olhos.


 


Um estudo realizado por pesquisadores japoneses e publicado no ano passado no periódico Scientific Reports, vinculado à Nature, também destacou que a fumaça do cigarro pode levar à morte das células da córnea, tanto de fumantes ativos como passivos.


 


A Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO) reforça este alerta para os malefícios do tabaco no organismo. O oftalmologista e presidente da SCO, Ayrton Ramos explica que o hábito de fumar pode prejudicar os vasos sanguíneos da retina, aumentando a quantidade de radicais livres no sangue, o que interfere na qualidade da visão do fumante. Algumas das complicações oculares causadas pelo cigarro são a catarata, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a síndrome do olho seco e alergias.


 


“A fumaça é repleta de componentes nocivos à saúde, que vai diretamente na direção dos olhos, causando diferentes sintomas como vermelhidão, irritação, lacrimejamento e coceira nos olhos”, relata o médico.  Ramos ressalta que o cigarro acelera o processo degenerativo da mácula, pois afeta a retina ao destruir os fotorreceptores e comprometer os vasos sanguíneos. “Ou seja, ele contribui para o avanço da degeneração macular gerando prejuízos irreversíveis à visão”.


 


A catarata e o glaucoma também podem ser potencializados pelo hábito de fumar. “A possibilidade de uma pessoa fumante desenvolver a catarata de forma silenciosa é maior do que de alguém que não fuma, pois o cigarro altera o metabolismo do cristalino e acelera a opacificação da lente natural do olho”, comenta o oftalmologista. Em relação ao glaucoma, o tabagismo contribui para a obstrução de veias e vasos sanguíneos em geral, o que colabora para o aumento da pressão intraocular e a consequência disso é o agravamento da doença.


 


A orientação do médico para prevenir estes e outros males é abolir o uso do cigarro, e ao perceber qualquer alteração na visão procurar um médico oftalmologista imediatamente. “É importante visitar um especialista da sua confiança uma vez ao ano. Vale reforçar que fumantes podem desenvolver problemas de visão mesmo anos depois de parar de fumar, por isso a recomendação é ter cuidados permanentes com os olhos”, finaliza.


 


 



Parceiros