Terremoto deixa pelo menos 21 mortos no sudoeste da China

  • MUNDO -
  • 05/09/2022
  • 7668 Visualizações
img

Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu a província chinesa de Sichuan nesta segunda-feira (5), o mais forte na região desde 2017, matando pelo menos 21 pessoas e sacudindo a capital da província de Chengdu e outras mais distantes.


 


Algumas estradas e casas perto do epicentro foram danificadas por deslizamentos de terra, enquanto as comunicações caíram em pelo menos uma área, informou a televisão estatal.


 


Nenhum dano a barragens e usinas hidrelétricas dentro de 50 quilômetros (km) do epicentro foi relatado, embora os danos à rede provincial tenham afetado a energia para cerca de 40 mil usuários.


 


O epicentro foi na cidade de Luding, informou o Centro de Terremotos da China, nas montanhas, a cerca de 226 km a sudoeste de Chengdu.


 


Os terremotos são comuns na província de Sichuan, especialmente em suas montanhas a oeste, área tectonicamente ativa ao longo da fronteira leste do planalto Qinghai-Tibetano.


 


Laura Luo, que mora em Chengdu, uma cidade de cerca de 21 milhões de pessoas, estava a caminho de seu apartamento quando viu pessoas saindo correndo dos prédios, em pânico, depois de receberem alertas de terremoto em seus telefones.


 


"Muitas pessoas ficaram tão aterrorizadas que começaram a chorar", disse a consultora internacional de relações públicas à Reuters.


 


"Todos os cães começaram a latir. Foi realmente muito assustador", afirmou.



Parceiros