Autoridades canadenses descobrem caverna “imensa” nunca antes vista por humanos

  • MUNDO -
  • 31/08/2022
  • 7583 Visualizações

Recentemente, no Canadá, fontes de notícias revelaram que funcionários do Ministério de Recursos Nacionais encontraram uma caverna muito grande. A caverna é tão grande que só sua boca mede 100 metros por 60. Mas o mais notável de tudo é que os especialistas acreditam que, apesar de seu tamanho gigantesco, é a primeira vez que a caverna é vista por olhos humanos.


 


Da maneira mais canadense possível, a caverna foi vista durante um exercício rotineiro de contagem de caribus. A equipe tropeçou em sua descoberta incomum enquanto pilotava um helicóptero sobre o Wells Gray Provincial Park, na Colúmbia Britânica.


 


 


“Minha reação imediata foi que não pode haver uma caverna lá, é impossível”, disse Catherine Hickson, geóloga envolvida na expedição da caverna em setembro, ao Global News.


 


“No momento, os espeleólogos estão dizendo que certamente é uma das maiores do Canadá.”


 


Mas ainda mais extraordinário é o fato de que até agora esta caverna permaneceu completamente escondida. Os pesquisadores não conseguiram encontrar qualquer referência a esta caverna ainda sem nome em nenhum lugar. Eles consultarão as comunidades indígenas para verificar se sua existência está documentada em seus registros. Eles também estão apelando ao público, pedindo às pessoas que se apresentem se tiverem algum conhecimento dela e de sua história.


 


 


Hickson suspeita que, até muito recentemente, a área estaria coberta de neve durante todo o ano, o que teria mascarado a boca da caverna e a mantido escondida. Entre a neve e sua localização pouco prática, a caverna conseguiu permanecer livre de humanos – até essa descoberta casual.


 


Até agora, houve apenas uma descida na caverna, pelo espeleólogo Lee Hollis. Ele desceu 80 metros, mas não conseguiu explorar mais devido à uma cachoeira, que pode produzir de 5 a 15 metros cúbicos de água a cada segundo. Especialistas acreditam que a cachoeira leva a um rio subterrâneo que emerge 500 metros abaixo.


 


A localização da caverna – temporariamente apelidada de “Sarlacc Pit” em referência ao terrível monstro de Star Wars – está sendo mantida em segredo, pelo menos por enquanto. Os pesquisadores esperam que isso ajude a proteger a maravilha natural intocada e ofereça aos especialistas a chance de examiná-la mais de perto.


 


De acordo com Pallack, a descoberta representa “uma nova descoberta importante no oeste do Canadá e promete um novo capítulo dramático na história da exploração das cavernas canadenses”.


 



Parceiros