Peixe gelatinoso translúcido retirado do mar do Alasca

  • MUNDO -
  • 22/07/2022
  • 8841 Visualizações
img

Segundo a Livescience, um peixe gelatinoso e translúcido, antes de mais nada de aparência bizarra com uma ventosa incomum na barriga, fez uma aparição surpresa para cientistas que estudavam o mar perto do Alasca. 


 


À primeira vista o estranho animal é um caracol manchado (Crystallichthys cyclospilus). Uma criatura do fundo do mar que vive exclusivamente no Pacífico Norte. Porém a espécie pode sobreviver a mais de 830 metros abaixo da superfície. Uma equipe da NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica) fazia uma pesquisa de rotina nas ilhas Aleutas quando sem querer se deparou com a espécie. 


 


Em seguida, conversando com a Livescience por e-mail, a pesquisadora disse que o corpo do peixe é “muito gelatinoso.” Parecia que eu “segurava um pedaço de gelatina.”


 


Entretanto, “acredita-se que isso seja uma adaptação para manter a flutuabilidade neutra e assim nadar com eficiência enquanto lida com a pressão esmagadora do mar profundo.”


 


“Eles vivem em locais relativamente remotos e em profundidades tão extremas que uma pessoa  nunca encontrará a espécie.” Mas, embora incomuns, os pesquisadores encontraram quatro ou cinco espécimes diferentes.


 


As estratégias de cada espécie


 


Os caracóis manchados têm corpos que às vezes são quase totalmente transparentes, além de terem manchas escuras na pele. Essa adaptação os ajuda a ficar escondidos dos predadores.


 


“Muitos animais que vivem em profundidades oceânicas mais recônditas são igualmente translúcidos”, disse Friedman. Desse modo “se misturam com o fundo escuro em um habitat, especialmente com limitada disponibilidade de luz. E, além disso, ali há poucas estruturas para se esconder”.


 


Informações: Mar Sem Fim



Parceiros