Programa Portas Abertas recebe alunos na Estação de Tratamento de Água de Bombinhas

  • BOMBINHAS -
  • 11/04/2022
  • 12190 Visualizações
img

O programa Portas Abertas, desenvolvido pela Águas de Bombinhas, recebeu nessa semana os alunos do Centro Educacional Camboriú, o Cecam, para conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Bombinhas.

 

Os 11 estudantes do 1º ano do Ensino Médio fazem parte do projeto com o título “Água um bem sustentável” e a visita teve o objetivo de complementar as atividades ensinadas em sala de aula. 


A professora Sabrina Evelin Cechet Cardoso explica que o projeto tem duração de seis meses e é composto por várias etapas. “Nós discutimos de onde vem a água, a conscientização com o seu uso, desperdício, e o momento da visita”, comenta. “Eu gostaria que eles vissem na vida real como isso acontece. Agora retornamos para a escola para aplicar o conhecimento no laboratório escolar, em uma pequena quantidade”, completa ela. 

A estudante Amanda Back da Silva, de 15 anos, conta que esta foi a primeira vez que visitou uma ETA e tinha uma noção do que encontraria no local, baseada no que vem aprendendo em sala de aula. “Na escola nós vimos um vídeo de como funcionava. Estou achando bem interessante, até porque aprendendo em Química sobre a floculação, decantação, e aqui vemos como realmente funciona”, conclui. 

Durante a tarde os alunos conheceram todas as etapas de produção de água, desde o momento que a água bruta chega na Estação até a finalização do processo, com a distribuição na casa dos moradores. A visita foi orientada pelo operador da ETA, Luis Augusto Monteiro Silva, e o supervisor de operações da empresa, Josias Enrik Garcia. 

Para Thaís Loiola, responsável pelos projetos sociais de Bombinhas, o Portas Abertas é uma oportunidade de trocar conhecimento e experiências com a comunidade. “É um prazer receber os estudantes aqui nas instalações e ajudar nessa troca de conteúdo. O envolvimento com a comunidade é um dos principais objetivos da concessionária”, encerra ela.



Parceiros