Balneabilidade aponta que 79,2% dos pontos analisados estão próprios para banho em Santa Catarina

img

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas que são efetuadas pelas equipes de segunda à quarta-feira. Posteriormente, as amostras são levadas para o laboratório central do IMA, em Florianópolis. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, o IMA analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.



São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado de balneabilidade. Quando inicia a temporada do verão, a frequência de análise é semanal (entre novembro e março).
Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 NMP por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio para banho. Já um ponto é considerado impróprio quando em menos de 80% das análises a concentração de E. coli é inferior a 800 NMP/100ml. O ponto também é imediatamente classificado como impróprio quando supera o valor de 2000 NMP/100ml.



Divulgação dos Resultados



Atualmente, durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é realizada mensalmente e sai no último dia últil do mês. Já de novembro a março, na alta temporada, os resultados das amostras são divulgados todas as semanas sempre na sexta-feira no período vespertino.
Os resultados e históricos das coletas podem ser acessados na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura.


 


 



Parceiros