PMRv participa de simulado de acidente na Serra Dona Francisca

img

Na manhã de quarta-feira, 24, foi realizado um simulado de atendimento de emergências na Serra Dona Francisca, no Norte do Estado. A inciativa contou com a participação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Instituto Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Prefeitura Municipal de Joinville (PMJ), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).


O cenário do exercício foi montado no Km 16 da SC-418 e simulava um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus. No quadro apresentado para as equipes de resgate no acidente fictício teria ocorrido vazamento de combustível que colocava em risco as vítimas. Os profissionais realizaram o socorro e descontaminação de vítimas, transporte de feridos, controle do trânsito e ações de proteção ambiental para que o rio não fosse atingido, evitando o comprometido do abastecimento de água pelo vazamento de combustível.



No Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Joinville foi realizada a gestão da operação, através do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) Regional da Defesa Civil.



A PMRv ficou responsável pelo primeiro comando no local, isolamento e repasse aos órgãos sobre as informações levantadas; os Bombeiros Voluntários de Joinville e Bombeiros Militares de Campo Alegre ficaram responsáveis pela avaliação da cena, descontaminação das vítimas e posterior condução em conjunto com o SAMU e IDEAL Emergênciais Médicas para hospitais da região; o Grupo de Resgate em Montanhas (GRM) efetuou o resgate da vítima em local de difícil acesso; e a empresa Ambipar, ficou responsável por realizar a contenção e descontaminação do local do acidente.


Também fizeram parte do simulado representantes da Ambipar, da Ideal Emergenciais Médicas, do Clube de Radioamadores e do Grupo de Resgate em Montanha. Participaram também integrantes o IGP, IML, Auto Pista Litoral Sul, Agentes de Trânsito de Joinville, Defesa Civil de Joinville, Guaramirim e Campo Alegre e da empresa Águas de Joinville.




Parceiros