Cuidado e atenção aos Animais abandonados entram na pauta na Sessão Legislativa em Itapema

  • ITAPEMA -
  • 22/11/2021
  • 8722 Visualizações
img

Vereador Léo Cordeiro(MDB) e Huan Back (PSD) apresentam PL focado na conscientização da comunidade 


 


Terça - feira, 23/11, é dia de Sessão Legislativa na Câmara de Vereadores e o Vereador Léo Cordeiro (MDB) estará apresentando duas Indicações ao Executivo. A primeira é a Indicação 1257/2021, que trata da Realização de estudo por parte da equipe técnica do DETRAMI para implantação de redutor de velocidade na rua 406, na altura da rua 402-C. Léo Cordeiro apurou junto à comunidade que são constantes os casos de veículos trafegando em alta velocidade naquele local. Entende-se que o redutor de velocidade rua 406, na altura da rua 402-C garantiria mais segurança na travessia de pedestres, além de reduzir o número de acidentes.


Outra demanda do Vereador Léo atende o bairro Várzea. Trata-se da Implantação de rede de drenagem e execução de pavimentação asfáltica na rua 706-A1.


 Ainda na pauta da Sessão desta noite, dois Requerimentos também foram expedidos pelo gabinete do Vereador e seguem para a aprovação do plenário.  O de número 172/2021 direcionado ao Executivo, pede informações referentes à ligação entre os bairros Várzea e Tabuleiro dos Oliveiras. Em específico, o documento questiona se há previsão para a realização da obra de ligação entre os bairros? Léo Cordeiro sabe que essa demanda já é antiga e que a existência de uma ligação entre Várzea e Tabuleiro dos Oliveiras facilitaria a mobilidade dos moradores da região.


O segundo Requerimento foi produzido a partir da reclamação de moradores da Meia Praia. Trata-se da manutenção da calçada da Marginal Leste na altura da rua 238, no bairro Meia Praia. Em virtude de reclamações feitas pelos moradores da área em questão, o vereador solicitou à ARTERIS a manutenção.  O Requerimento de número 171/2021 cita que, depois de ouvido o plenário, em sendo aprovado, seja encaminhado Ofício à Autopista Litoral Sul solicitando a melhoria.


Especialmente no período noturno, pela falta de visibilidade a calçada na Marginal Leste, bem na altura da Rua 238, representa um risco tanto para pedestres quanto para ciclistas. Recentemente, o buraco foi coberto com areia, para evitar acidentes. Entretanto, esse material não é resistente às chuvas.


Entre as matérias que serão votadas, o destaque é o Projeto de Lei 111/2021, que institui no Município a campanha Dezembro Verde, dedicada ao combate ao crime de maus-tratos, abandono, crueldade de animais e de promoção da adoção e posse responsável. A iniciativa tem por finalidade:


I - Conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, além de ser ato cruel que pode condenar o animal à morte;


II - informar como a pessoa pode denunciar casos de abandono, maus-tratos e crueldades contra os animais;


III - Apoiar feiras de adoção (não compre, adote) e mutirões de castração;


IV - Incentivar doações e apoio a organizações não governamentais (ONGs) da causa animal;


V - Realizar ações de conscientização, eventos, ações nas redes sociais e divulgação de material informativo sobre os temas;


VI - Estimular eventos e iluminação na cor verde nos prédios públicos;


VII - Contribuir para melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais no município.


 


O PL é de autoria do Vereador Huan Back (PSD) com coautoria do Vereador Léo Cordeiro (MDB). Para os Vereadores somente com mais educação e uma maior conscientização das pessoas é possível modificar os números catastróficos de animais que sofrem e são abandonados na nossa cidade. Juntos os legisladores acreditam que é urgente defender e semear um novo pensamento sobre a atenção e cuidado aos animais em nossa cidade. 



Parceiros