Médicos identificam infecção pulmonar causada pela Covid-19 em feto

  • MUNDO -
  • 20/08/2021
  • 14961 Visualizações
img

Uma pesquisa publicada na revista científica “Frontiers in Medicine” relatou que cientistas identificaram o RNA do SARS-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19, no coração, rins, fígado e cérebro, além de uma infecção pulmonar no feto que estava na 34ª semana de gestação.


 


O feto em questão foi abortado após a mãe contrair Covid-19 e enfrentar complicações da doença. Os cientistas puderam encontrar uma grande quantidade de células de defesa, o que indica a contaminação pelo vírus e inflação.


 


De acordo com a pesquisa, a morte do feto não foi causada pela infecção pulmonar e sim por uma trombose na placenta materna, essa sim pode ter sido em decorrência da infecção da mãe pela Covid-19.


 


“Detectamos o RNA do vírus em diversos tecidos, no bulbo olfativo, na glândula salivar, no pulmão, na traqueia, nos rins, além de na placenta e no cordão umbilical. Com o exame de imunofluorescência, conseguimos também registrar a presença da proteína S do Sars-CoV-2 no cérebro e no coração”, explica o pediatra autor do estudo, Arnaldo Prata.


 


O pediatra afirma que não é possível saber o que aconteceria caso a gravidez continuasse, tampouco se o feto teria sequelas causadas pela Covid-19. Prata reforça a importância de acompanhar essas crianças ao longo da vida para entender qual o comportamento do vírus nestes casos.


 


Fonte: Olhar Digital



Parceiros